Para aqueles que estão em busca de ideias para uma nova decoração, neste ano os materiais inspirados em plantas e as plantas, propriamente ditas, irão ultrapassar os jardins e ocupar o interior das casas, apartamentos e escritórios. Além de decorar e deixar o ambiente mais aconchegante, as plantas ajudam a melhor a qualidade do ar e deixar o ambiente mais fresquinho.

Das plantas que ajudam a purificar o ar, elencamos as quatro mais elegantes e funcionais para se ter em qualquer ambiente:

Dracena Madagascar

Dracena de Madagascar: Por ser considerada uma das plantas de interior mais resistentes, as dracenas-de-madagascar são hoje as preferidas para ornamentarem escritórios e locais em que exijam praticidade.  Para ter uma boa durabilidade, deve ser colocada em ambientes com boa iluminação, além de vasos grandes, que permitam seu desenvolvimento saudável. A manutenção restringe-se à remoção das folhas baixas e velhas, e adubações anuais, além das regas semanais.

Lírio da Paz

Lírio da Paz: Por ser uma planta que se destaca por suas folhas longas, escuras e brilhosas em contraste com suas folhas brancas e flores amarelas, é uma boa escolha para quem procura dar uma incrementada em ambientes mais alegres, assim como em uma decoração mais minimalista. O Lírio da Paz pode ser cultivado em ambientes internos e externos, sendo adaptado a locais com temperaturas mais altas – não confunda calor com exposição direta ao sol, pois isso pode gerar folhas queimadas para a planta. Uma boa dica para manter a beleza de suas folhas é posicioná-la em lugares com calor e umidade, por isso, caso seja cultivada em locais secos – com ar condicionado, por exemplo, é necessário, além da regagem, borrifar diariamente água sobre ela. Isso fará com que seu ambiente fique úmido e suas folhas se mantenham íntegras.

Pau d’água

Pau d’água: É uma planta de fácil cultivo, com folhas verdes e longas, as quais se adaptam a diferentes temperaturas e níveis de iluminação. Se desenvolvem rapidamente, podendo chegar aos 2 metros de altura, por isso devem ser colocadas em lugares com espaço para o crescimento. O Pau d’água também pode ser incorporado em ambientes internos e externos, com proteção da luz solar direta, a qual pode gerar danos a vida da folhagem, precisando de umidade e calor para garantir sua sobrevivência. Para mantê-la úmida, pode pulverizá-la com água ou passar um pano úmido pelas suas folhas de vez em quando para limpar. Se observar que as pontas das suas folhas começam a secar, estará pedindo urgentemente uma dose de umidade.

Espada de São Jorge

Espada de São Jorge:
Por ser uma planta extremamente resistente, é uma excelente escolha para quem não possui muito tempo para sua manutenção. Prática, além de adaptar-se a diferentes temperaturas e níveis de iluminação, suas regas podem ser bem espaçadas. Suas folhas apresentam cor verde com manchas em verde escuro e, as vezes, bordas amarelas, destacando ambientes que possuem tons neutros. Além de sua beleza e praticidade, é uma ótima opção para se ter em casa pois, de acordo com estudo científico, ela possui a particularidade de purificar o ar, absorvendo substâncias como formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, além de promover a purificação de diversos outros gases e poluentes, como: benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. Mas cuidado: por ser uma planta toxica, deve ser evitada em ambientes com crianças e animais de estimação.

Renove os ambientes em 2018!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre estas plantas, fica mais fácil de escolher qual se adapta melhor ao seu estilo de vida.