O ano virou, 2022 chegou e o mercado imobiliário é um dos poucos setores que iniciam com boas projeções e perspectivas de melhorias. Neste texto você irá conferir brevemente como foi 2021 para o nosso segmento  e conhecer alguns cenários para este novo ano.

 

2021 foi um ano atrativo para o ramo imobiliário?

Com o alastramento ao redor do mundo da pandemia de Covid-19 ainda em 2020, fomos obrigados a reformular os modos de convívio e trabalho. E 2021 não foi muito diferente, não: apesar de ainda vivermos em isolamento social, agora as pessoas já habituadas com a rotina em casa vivem ‘normalmente’ suas vidas. Ou seja, podemos dizer que 2021 foi uma extensão de 2020, ou um 2020.2.

Para conter a propagação do coronavírus, o ser humano foi pego passando mais tempo em casa, lugar que para muitos era somente sinônimo de descanso. Houve uma reconfiguração das rotinas, o que forçou muita gente a utilizar o espaço de suas residências para lazer, trabalho e mais, além do habitual descanso.

Isso teve consequências, claro. Desfrutar de um local por muito tempo, para as mais diversas coisas, faz qualquer um refletir sobre o espaço, possíveis melhorias e usabilidade das coisas. 

Esse é o ponto crucial para o bom momento em que o mercado imobiliário se encontra, as pessoas enxergam e almejam melhorias no seu estilo de vida, buscando lugares que atendam suas necessidades, considerando suas demandas diárias. Além disso, foi e ainda é um ótimo momento para investir em imóveis, porque além da alta procura, as taxas para aquisição estão mais baixas. Esse é o momento de conquistar clientes e mostrá-los, com números, que investir em imóveis segue sendo o melhor negócio.

No Brasil em 2020, as vendas de imóveis apresentaram um crescimento de quase 230% acima de 2019; e no primeiro semestre de 2021, houve um crescimento de 247% em comparação com o mesmo período de 2020. Ou seja, um dado que, até o momento, está em crescimento e espera-se que permaneça.

 

O que esperar de 2022

Economistas defendem que podemos viver um novo ‘boom’ imobiliário em 2022. O ano já inicia com algumas expectativas e projeções para os tipos de imóveis que moradores buscam, além de vantagens para o comprador, veja:

INFRAESTRUTURA COMPLETA

O mercado imobiliário começa a entender que construir apenas estruturas para apartamentos não é suficiente, e que investir em áreas para os moradores desfrutarem fora de suas residências é mais inteligente. 

E se tratando de infraestrutura funcional e diferenciada, a Redumax é pioneira no mercado imobiliário de Santa Maria. O Uniqo Smart Living por exemplo, atual empreendimento da Construtora – que possui 58% das obras concluídas e 60% das unidades vendidas -, conta com diversas opções, confira!

 

 

TECNOLOGIA

A era tecnológica chegou com tudo nos anos 2000. De lá pra cá já foram criadas infinitas coisas e milhares destas foram e são atualizadas constantemente, afinal a tecnologia está em frequente evolução e melhorias são sempre bem-vindas e necessárias. O setor imobiliário deve manter-se alinhado e caminhar junto das novidades que a tecnologia oferece para o ramo. Aqui na Redumax, a experiência positiva do usuário é a maior conquista, já que os prédios são construídos com o intuito de garantir qualidade de vida e bem-estar. Isso é refletido em nossa construção atual, o Uniqo Smart Living, onde não foram poupados esforços para garantir tecnologias de ponta.

 

SUSTENTABILIDADE

Se antigamente a preocupação e procura das pessoas por imóveis sustentáveis já era alta, hoje em dia isso se ampliou. Isso porque além de contribuir para o meio ambiente, a escolha de apartamentos sustentáveis é uma alternativa prática para reduzir os custos mensais, como água, luz e outros.

Todos nossos prédios são pensados e projetados a partir do quesito sustentabilidade, e somente no Uniqo temos:

  • Automação nas áreas comuns;
  • Obra com menor geração de resíduos, uso de materiais duráveis e sistema construtivo sustentável e racional com melhor eficiência produtiva;
  • Mais verde na arquitetura e materiais com melhor desempenho térmico e acústico que ajudam a economizar energia com climatização e trazem mais conforto aos ambientes;
  • Iluminação automática nas áreas compartilhadas que evita desperdício de energia em espaços que não estão sendo utilizados pelos moradores;
  • Infraestrutura e localização que incentivam o uso de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta.

 

ALTO PADRÃO

O principal indicativo de um imóvel de alto padrão não é o preço, como muitos imaginam. Claro, o valor de investimento é um fator importante, mas os imóveis de alto padrão destacam-se também pela sua localização e outras características e, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o tamanho do imóvel é também um parâmetro; há apartamentos, lofts e studios compactos que são considerados bens de luxo.

 

Os fatores que influenciam um imóvel a receber o título de alto padrão são localização, serviços diferenciados (áreas comuns, câmeras de segurança, portaria…), acabamento de primeira linha (pisos e revestimentos da melhor qualidade), infraestrutura completa e funcional e recursos tecnológicos. Com os compactos de alto padrão, a Redumax perpassa todos esses itens, proporcionando ao morador e/ou investidor um ótimo negócio.

 

POR FIM

Como vimos, as estimativas dos analistas são bem otimistas para o setor no ano de 2022. Existem algumas ressalvas sobre essas projeções: o mercado imobiliário possui características peculiares e o comportamento dos preços depende de diversas variáveis, como, por exemplo, taxas de juros. Porém, ao que tudo indica, investir em imóveis será um excelente negócio neste ano. Aproveite!